Miércoles, 10 Julio 2013 - cm-caldas-rainha.pt

No âmbito do Programa de incentivo à leitura Comenius Régio
Câmara das Caldas disponibiliza leitores de livros digitais a alunos do secundário

Um grupo de alunos da escola secundária Raul Proença recebeu leitores de livros digitais (e-readers) e duas obras digitais (e-books) disponibilizados pela Autarquia caldense, no âmbito do Projecto Europeu Comenius Regio “Lectores Ibéricos: Clubes de Lectura” em que participa a Câmara Municipal das Caldas da Rainha em parceria com o município espanhol de Albacete.

As obras “Intermitências da Morte” de José Saramago e “O hóspede de Job” de José Cardoso Pires são os primeiros e-books contidos nos equipamentos que são disponibilizados aos alunos durante os dois anos de duração do projecto (anos lectivos  2012 a 2014).

Depois de um primeiro encontro entre os responsáveis das entidades envolvidas no projecto, numa deslocação às Caldas da Rainha, em Março passado, esta é a primeira acção de um conjunto de medidas que visam desenvolver as competências de leitura dos alunos dos dois municípios, recorrendo às novas tecnologias.

O Programa Comenius Régio é um programa promovido pela Agência Nacional Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (PROALV) com fundos europeus e que pretende aumentar os níveis de conhecimento e coesão entre as várias regiões que compõe a comunidade europeia.

Com a duração de dois anos lectivos (entre 2012 a 2014) envolve, para além dos dois municípios, instituições parceiras de carácter educativo.

A nível local, encontram-se associadas a este projecto a Escola Secundária de Raúl Proença, a Associação Nacional de Animação e Educação e a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.

A parceria bilateral estabelecida entre os dois municípios irá promover a troca de experiências e de boas práticas entre as diferentes instituições educativas com o objectivo de desenvolver as competências de leitura dos alunos em idade juvenil (14 –16 anos).

Recorrendo à utilização das novas tecnologias (eReaders e eBooks) serão desenvolvidas diversas actividades que fomentem o interesse e a motivação dos alunos para a leitura e para os autores portugueses e espanhóis.

Entre as actividades previstas no decurso do projecto será ainda de salientar a elaboração de estudos diagnósticos, a organização de acções de formação e seminários, reuniões de parceiros e disseminação das boas práticas.