10-07-2013 - jornaldascaldas.com

25 alunos da escola secundária Raul Proença receberam leitores de livros digitais (e-readers) e duas obras digitais (e-books) no âmbito do Projeto Europeu Comenius Regio “Lectores Ibéricos: Clubes de Lectura” em que participa a Câmara Municipal das Caldas da Rainha em parceria com o município espanhol de Albacete.

Na passada terça-feira, na Câmara Municipal, os alunos receberam os equipamentos bem como as obras “Intermitências da Morte” de José Saramago e “O hóspede de Job” de José Cardoso Pires. Depois de um primeiro encontro entre os responsáveis pelas entidades envolvidas no projeto, numa deslocação às Caldas da Rainha, em março passado, esta é a primeira ação de um conjunto de medidas que visam desenvolver as competências de leitura dos alunos dos dois municípios, recorrendo às novas tecnologias. O Programa Comenius Régio é um programa promovido pela Agência Nacional Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (PROALV) com fundos europeus e que pretende aumentar os níveis de conhecimento e coesão entre as várias regiões que compõe a comunidade europeia. Com a duração de dois anos letivos (entre 2012 a 2014) envolve, para além dos dois municípios, instituições parceiras de caráter educativo. A nível local, encontram-se associadas a este projeto a Escola Secundária de Raúl Proença, a Associação Nacional de Animação e Educação e a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. A parceria bilateral estabelecida entre os dois municípios irá promover a troca de experiências e de boas práticas entre as diferentes instituições educativas com o objetivo de desenvolver as competências de leitura dos alunos em idade juvenil (14 –16 anos). Recorrendo à utilização das novas tecnologias (eReaders e eBooks), serão desenvolvidas diversas atividades que fomentem o interesse e a motivação dos alunos para a leitura e para os autores portugueses e espanhóis. Entre as atividades previstas no decurso do projeto salienta-se ainda a elaboração de estudos diagnósticos, a organização de ações de formação e seminários, reuniões de parceiros e disseminação das boas práticas.